Nossos Processos
- laboratorio815
- 7 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
No nosso segundo post do Blog da fundição, vamos falar um pouco sobre os dois processos produtivos que utilizamos aqui em nossa planta.
O processo piro metalúrgico conhecido como Fundição, abrange diversas técnicas produtivas, e a escolha da mesma vai de acordo com a necessidade do cliente de precisão dimensional, acabamento superficial e o refino das peças.
Atualmente trabalhamos com dois processos distintos dentro de nossa unidade fabril, sendo estes:
Shell Molding
Cura a Frio
Shell Molding
Este tipo de processo é usado para moldes de peças com dimensões relativamente pequenas, onde se requer acabamento superficial e precisão dimensional.
As peças fabricadas por meio da fundição em shell molding apresentam excelente acabamento, mostrando-se produtos de alta qualidade e também com alta resistência e excelente durabilidade.
A confecção do molde é feita sob encomenda, para atender com perfeição as especificações da peça a ser fundida.
Cura a Frio
O método “cura frio” utiliza os agentes químicos misturados na areia para produzir o molde ou o macho. A areia, misturada com os agentes químicos, em misturador contínuo, é colocada na caixa de moldagem até cobrir completamente a mesma. Após a cura, o modelo é removido e juntam-se as duas partes da caixa (superior e inferior), possibilitando o vazamento do metal. Após o resfriamento, o fundido é removido do molde. A areia usada no molde é, então, destorroada, passando pelo regenerador, onde a resina e os finos são removidos, ficando pronta para ser utilizada novamente.
É importante ressaltar que existem inúmeros processos de fundição existentes, e a escolha do mesmo vai variar de acordo com diversos fatores como a exigência dimensional, precisão, custos e recursos disponíveis.
Comentários